Como é a rotina de um jogador profissional de poker

Photo by Carlos Monti (Pokernews)

Ao longo dos anos, a preparação no esporte evoluiu junto à modernização da medicina e de outros conceitos ligados à melhora de performance a longo prazo. Naturalmente, essa relação acompanha qualquer atividade que exija alto nível de rendimento no esporte contemporâneo, independentemente da carga física ou emocional que são exigidas em cada modalidade.

Reconhecido oficialmente como esporte da mente em 2010 pela IMSA (International Mind Sports Association), o poker é uma das modalidades que mais apresentaram evolução na qualidade de preparação de seus atletas profissionais na última década.

Com a modernização e profissionalização do esporte das cartas em todo o mundo, os jogadores de poker passaram a introduzir em suas respectivas rotinas alguns hábitos de vida que não eram comuns e nem levados muito a sério por profissionais desse esporte de gerações passadas.

Preparação da mente

Os profissionais de poker podem passar horas a fio em uma mesa de poker ou na frente de um computador. Sendo assim, muitos encontraram no Yoga uma excelente saída para suportar a rotina que o poker disputado em alto nível exige dos grandes campeões. Mas quais são os motivos que levaram a isso?

O Yoga ajuda o profissional a não deixar que os problemas externos afetem o rendimento nas competições, pois a meditação, entre outros benefícios, tem o papel de colocar os pensamentos em ordem.

Na decisão Main Event do WSOP 2012 — um dos eventos de maior relevância no poker mundial — o campeão daquele ano, o norte-americano Greg Merson, foi filmado pela ESPN praticando Yoga horas antes da disputa final.

Além disso, o Yoga melhora a qualidade de sono, alivia as tensões das competições e auxilia os profissionais a terem mais energia para suportar muitos torneios em curto espaço de tempo. Para se ter uma ideia, um jogador de poker online pode jogar dezenas de competições em um único dia.

Alimentação, exercícios físicos e sono

Como em qualquer outra atividade em que os profissionais tenham que ficar sentados por muitas horas diariamente, é preciso disciplina interna para afastar o sedentarismo, manter hábitos saudáveis e dormir bem para não prejudicar a saúde e não se perder no trabalho.

Não por acaso, muitos jogadores do poker profissional passaram a adotar nos últimos anos hábitos alimentares saudáveis em maior escala, além incluir na rotina exercícios regulares e colocar maior ênfase na qualidade do sono.

Além de ser muito relevante para a saúde e na preparação para os torneios, manter hábitos saudáveis também podem acarretar outras vantagens em uma mesa de poker. Segundo o brasileiro André Akkari, um dos maiores jogadores de poker da América Latina, os competidores profissionais que aparentam boa forma física levam uma vantagem psicológica em relação aos demais em uma mesa de disputa.

Photo by Neil Stoddart (Pokernews)

“É importante ter boa postura e um físico atlético à mesa, até para você intimidar o adversário. O pôquer vem muito de confiança, então se você chega preparado para uma partida, as pessoas que estão jogando com você acham que você está com um bom jogo nas mãos”, conta Akkari, em declarações para o blog “Eu Atleta”.

Comprometimento e estrutura adequada para elevar nível de performance

Esporte mental e de muitas variações estratégicas, o poker exige do profissional muito foco e disciplina não somente para alcançar títulos, mas para também se manter no topo por muito tempo — algo que poucos conseguem.

No poker online, por exemplo, profissionais investem pesado em uma boa estrutura de trabalho, seja no escritório ou em home office. Tudo precisa estar alinhado para o máximo nível de rendimento e isso passa por várias questões, como ambiente sem interferência de ruídos externos, cadeira confortável, monitores de alta qualidade, computadores de alta performance, entre outras.

Além de uma estrutura adequada para trabalhar e maximizar o desempenho, um profissional de elite no poker se destaca pelo foco diário e na capacidade de comprometimento com o esporte, característica comum entre os maiores campeões.

Para citar alguns exemplos de foco e engajamento no poker profissional, jogadores de elevado gabarito técnico passam horas e horas assistindo vídeos de adversários, realizam autocrítica constante e, sobretudo, são cercadas por pessoas muito preparadas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp