Wikipédia pode ganhar sistema de aprovação para evitar erros

200612261416160wikipedia-logo

A Wikipedia, enciclopédia online que tem seus artigos escritos e editados livremente por qualquer internauta, deve passar a contar com um novo processo editorial para garantir maior credibilidade. A proposta de criação de um sistema de revisão dos verbetes foi feita pelo fundador do site, Jimmy Wales, após a publicação na semana passada de um artigo falso sobre a morte dos senadores dos EUA Ted Kennedy e Robert Byrd. A história teve uma repercussão negativa e acabou nas páginas do Washington Post .

Wales apresentou a sugestão no fórum oficial da Wikipedia. Ele argumenta que um sistema de revisão dos artigos evitaria imprecisões como a ocorrida no artigo sobre os senadores, classificado como “nonsense”. A idéia é que as atualizações de artigos sejam aprovadas por um usuário “de confiança” da equipe de editores.

Uma pesquisa foi feita entre a comunidade do site e o novo processo foi aprovado por 60% dos participantes. Wales cita ainda um sistema semelhante já adotado na versão alemã da enciclopédia online. Para o fundador do site, no entanto, a demora na aprovação dos artigos no site teutônico, de cerca de três semanas, não é aceitável.

“Nossa versão deveria ter uma demora muito menor, de uma semana e preferencialmente bem menos, uma vez que estaremos acompanhando apenas um subgrupo de artigos, cujo limite pode ser ajustado com o tempo”, disse Wales, sem especificar qual subgrupo de artigos passaria a ter esse tipo de controle especial.

Fonte: Imomentus

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp