Google Street View chega ao Brasil

200905182003

Que tal passear pelas ruas de Nova York direto da sua casa? Ou conhecer o Coliseu inteiro, com visão 360º, sem levantar da cadeira? Legal, não é? E o que você diz de também ser pego por sua mulher saindo de um sex shop? Ou ser visto pelos amigos abordando uma garota de programa num ponto suspeito da cidade?Eis as vantagens e desvantagens do Google Street View, serviço de passeio virtual pelos principais centros urbanos do planeta que está chegando a São Paulo nesta semana. O anúncio será feito na quinta-feira.

Para dar origem ao mapa da cidade, o Google fotografa diversos trajetos percorridos por carros e depois monta uma “cidade virtual”. Mas se por um lado permite passeios baratos e enriquecedores, revela o cotidiano, às vezes pouco convencional, das pessoas que vivem em grandes cidades.

Entre as polêmicas que rondam o serviço, estão a localização de dois suspeitos de um assalto na Holanda e o fim do casamento de um espanhol que foi pego abordando uma prostituta em Madri. E também levantou suspeita sobre um possível ponto de tráfico de drogas em Chicago, nos Estados Unidos.

Casos como esses levantam a seguinte questão: até que ponto uma empresa privada tem o direito de “bisbilhotar” o nosso cotidiano? Se já existem reclamações sobre câmeras de segurança supervisionadas pela polícia, que dirá sobre o novo serviço do Google.

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email