Saiba a verdade sobre o SPAM: VOTO nulo BOA NOTÍCIA!!!

Será que se todo mundo votar nulo, a eleição será cancelada?

Essa história, com suas variações, está circulando pela internet desde o começo de 2004. Em resumo, o texto afirma que se os votos nulos alcançarem mais de 50% do total, a eleição perderia o efeito e seria convocado um novo pleito.

Será que isso é verdade? Será que “adianta” votar nulo?

Em primeiro lugar, vamos deixar uma coisa bem clara aqui: todo brasileiro é obrigado a ir até a sua zona eleitoral e votar, mas não é obrigado a votar em ninguém (ou em alguém!).

Como disse o escritor Heron Moura: O voto nulo não é eficaz como protesto. Na prática, seus efeitos são, como o próprio voto, nulos. Trata-se de um grito perdido no ar.”

MESMO QUE 90% DA POPULAÇÃO ANULE SEU VOTO!

Segundo o próprio site do TSE , O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que os votos nulos por manifestação apolítica dos eleitores (protesto) não acarretam a anulação de eleição.

Vamos imaginar a seguinte eleição com os candidatos fictícios à presidência: Zé e Juca.

Se, nessa nossa eleição de mentirinha, os votos nulos somassem 60% dos votos, sobraria apenas 40% dos votos válidos. Nesse caso, vence o candidato que obtiver 20% dos votos válidos mais um. Caso haja outros candidatos concorrendo ao cargo, apenas os dois mais votados concorrem novamente, em um 2º turno, para que um dos dois atinja a maioria dos votos válidos. Em uma hipótese remota (mas não impossível!) dos dois candidatos empatarem no 2º turno, vence o mais velho! (Sim, essa porcaria é verdade…)

Nos últimos parágrafos do e-mail, o autor diz:

Acha que eu estou mentindo??? Ligue para o Superior Tribunal Eleitoral.. Ligue pra OAB… Ligue também para a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e todas as revistas e jornais importantes desse país e pergunte pra eles por que isso nunca foi divulgado…

Bom, o Superior Tribunal Eleitoral não existe! O que existe é o Tribunal Superior Eleitoral e deve ser por isso que o autor desse boato não conseguiu encontrar nada a respeito. O TSE explica em seu site direitinho o que é voto nulo e voto em branco.

Quem escreveu esse e-mail não deve ter procurado direito, pois na edição eletrônica da Folha de São Paulo há uma matéria sobre a falsa notícia de que o voto nulo pode anular uma eleição.

E, além de tudo, o texto que circula pela rede termina com a famosa frase que acompanha todos os boatos da internet:

Repasse para TODOS da sua lista essa valiosa informação…“.

Na versão que circula em 2010, temos nas últimas linhas:

DIVULGUEM PELO MENOS PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM…

Essa linha, além de tudo, ainda vem escrita em letras maiúsculas, para chamar bastante a atenção!

Fontes: EFarsas , Infonet , Tribunal Superior Eleitoral , Tribunal Superior Eleitoral (FAQ) – TSE , Tribunal Regional Eleitoral – TRE , Educação UOL , Assembléia Gaúcha , Justiça , Planejamento , Voto nulo , Folha de São PauloVoto Nulo e  outro entitulado Voto nulo .

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp