Chegou a hora das simpatias de final de ano! XD

Chegando essa época do ano as pessoas que acreditam em simpatias realizam o ritual “apropriado” e ficam aguardando os resultados… Como não existe um prazo determinado para a aparição dos efeitos, há uma boa chance de que algo favorável aconteça por acaso, espontaneamente, e seja interpretado como um resultado positivo. Como já bem dizia Stephen Jay Gould, “o tempo transforma o improvável no inevitável”.

E, se nada acontece, aí vão surgindo as desculpas, como: “o ritual não foi realizado precisamente nos mínimos detalhes, por isso não funcionou” ou “a “vítima” do ritual mágico também fez seu ritual mágico para se proteger e “o santo dela é mais forte do que o seu””

Há casos em que a magia “funciona mesmo”, não devido à atuação de forças sobrenaturais, mas sim devido ao efeito da auto-sugestão. O pensamento exerce um poder fantástico sobre o corpo que o torna capaz de realizar verdadeiros prodígios, para o bem e para o mal.

Por exemplo: Se eu tomo um remédio acreditando firmemente que ele vai me curar, há uma boa chance de que isso aconteça, mesmo que o remédio seja inofensivo. É o tão conhecido “efeito placebo” na área da medicina.

Por outro lado, se fico sabendo que um inimigo meu contratou um feiticeiro para lançar um sortilégio contra mim e acredito nos “poderes mágicos” desse feiticeiro, estou numa enrascada pois o efeito da sugestão trabalhará para que o mal se concretize. Na realidade, NÃO É A MAGIA QUE FUNCIONA, mas sim a auto-sugestão negativa que fica na minha mente…

Então ainda é tempo de deixar de acreditar nessas bobagens e aceitar que o fato da galinha ciscar pra trás não tem nada a ver com a sua sorte!! Ou que colocar dinheiro no sapato trará mais dinheiro… Estudar e trabalhar durante o ano trará melhores frutos, acredite você ou não! 😀

É triste constatar que a cultura científica é privilégio de uns poucos, mesmo nos países mais desenvolvidos. O homem sem conhecimento científico vive num mundo assombrado pelos demônios, onde explicações pseudocientíficas e místicas ocupam cada vez mais os espaços dos meios de comunicação.

Beijundas e um Feliz 2009 a todos!!

Fonte: ParaCiência

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp