5 dicas para LACRAR, MITAR E SAMBAR na Redação do ENEM

A galera do ProENEM me ajudou a preparar algumas dicas supimpas pra você LACRAR no ENEM e garantir um notão na redação, já que ela é o que vale mais pontos e geralmente também é o que mais assusta os estudantes na hora da prova… Então, presta atenção aí:

1 – Vai pelo simples.

Tentar impressionar a banca ~~escrevendo difícil~~ nunca é uma boa ideia. Possivelmente seu texto vai ultrapassar a barreira do “difícil” e cair no cômico, nesse caso é mais provável que você garanta lugar em blogs de humor, ou na abertura do Programa do Jô, do que em uma universidade.

2 – Deixe para fazer o título depois.

Muita gente fica com a dúvida “tem que ter titulo????” quando pega a folha de Redação do ENEM pra fazer……… SIM, TEM TITULO!! Por ele ficar no topo do texto (obviamente), muita gente acha que ele deve ser a primeira coisa a ser feita. Na verdade colocar o titulo antes de escrever o texto pode fazer com que você fique “limitado”, sem querer fugir do que ele propõe.

3 – Sua prova não será corrigida pelo Mano Brown .

As instruções da prova do ENEM deixam muito claro que a norma culta é indispensável, então não utilize gíriasEsqueça o internetês, tome muito cuidado pra não abreviar “automaticamente” coisas como vc, pq, ou trocar acentos agudos por h, por exemplo. Modere nos estrangeirismos, com o passar do tempo algumas expressões estrangeiras acabaram sendo incorporadas à língua portuguesa, como é o caso de “ranking” ou “show”. Mas evite exagerar no uso de palavras de outro idioma, a banca é formada por professores de língua portuguesa, eles gostam dela.

4 – Capriche na letra.

Talvez você esteja fazendo o ENEM pensando em cursar Medicina e se formar um grande médico mas deixe para treinar sua letra de médico depois da faculdade. Na Redação você precisa ter a letra mais legível do mundo. Lembra daquele caderninho de caligrafia que você tanto odiava???? Ele poderia ser um grande aliado no quesito legibilidade (olha eu falando difícil, não faça isso).

As vezes você é bom em desenvolver o raciocínio e consegue escrever uma boa redação, mas como as redações do ENEM são escritas à mão, lembre-se que a pessoa que vai ler o que você escreveu precisa entender sua letra. Se a letra for muito ruim a leitura torna-se cansativa, considerando que a pessoa que está corrigindo sua redação já leu dezenas de redações semelhantes, é melhor não irritá-la.

5 – Treine.

O ProENEM é uma escola online que por apenas R$ 19,90 ajuda você a estar preparado para enfrentar o ENEM, mesmo que de última hora! Eles oferecem dezenas de videoaulas, cadernos com gabaritos pra download, redações corrigidas e um monte de material pra facilitar a sua vida…… E o melhor:  Aulas ao vivo de revisão na véspera das provas! Então corre aí…

Clica aqui pra saber mais sobre o ProENEM e boa sorte!!. 🙂

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp